TÍTULO: ESTIMATIVA DA DENSIDADE ENERGÉTICA DE DIETAS PARA CÃES ADULTOS UTILIZANDO FÓRMULAS MATEMÁTICAS APLICADAS EM NUTRIÇÃO ANIMAL.(1)

 

AUTORES: BORDIM, R.A.(2) MATTOS, C.B.(3) COELHO, H.C.(4) OLIVEIRA, J.S.4; ARAÚJO, I.P.4; BASSO, M.4; AQUINO A.A.(5); VARGAS, G. (6)

 

ENDEREÇO 1º AUTOR: R. Pe Marchetti, 220 – Ipiranga – São Paulo – SP – CEP 04266-000

 

Estima-se, atualmente, que o Brasil tenha uma produção acima de 1.300.000 toneladas de rações para cães e gatos. O conceito de formulação das dietas para estes animais segue normas específicas recomendadas por institutos de pesquisas como o NRC (National Research Council). A demanda energética requerida pelos animais deve estar relacionada com o equilíbrio energético e o balanceamento adequado de nutrientes presentes na ração. Quando se avalia um alimento para animais, deve considerar-se a sua densidade energética, visto que esta vai afetar diretamente a quantidade de alimento que deve ser administrado para satisfazer as necessidades energéticas do animal.

Através de fórmulas matemática aplicadas a nutrição animal, foram determinados os conteúdos de energia de diversas rações utilizadas para alimentação de cães adultos. As fórmulas utilizadas  são descritas como Fator de ATWATER, Lipídios Mínimos e NRC ATWATER MODIFICADO. As rações avaliadas foram coletadas aleatoriamente.         A utilização da fórmula de ATWATER superestima os valores de densidade energética em relação aos valores obtidos com a utilização da fórmula de ATWATER modificado. A subestimação dos valores de energia metabolizável (EM) dos alimentos de alta qualidade para cães pode ser em virtude da correção dos fatores de digestibilidade aplicados nesta fórmula. Quando se comparou o valor de EM determinado pelas empresas em relação às fórmulas aplicadas observou-se na maioria das dietas valores teóricos superiores, este fato pode estar relacionado ao método de determinação da densidade energética das dietas pelas empresas ou pela modificação de alguns ingredientes da fórmula base. A padronização dos métodos de obtenção dos valores de energia metabolizável das dietas para cães adultos por parte dos fabricantes pode contribuir para a melhor aplicação dos conceitos de densidade calórica nos programas alimentares em nutrição clínica por parte dos especialistas em nutrição animal.

 

Orgão financiador Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo – SP - Curso de Medicina Veterinária

[1] Docente Ms., Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo - SP

[1] Docente Ms., UMESP, UnG e UNIP –  SP

[1] Discentes - Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo - SP

[1] Discente - UnG – Guarulhos - SP

[1] Doutorando – UFPel – Pelotas - RS